ER: Whose Appy Now?

Whose appy Now?

Comentário médico por James Siy

Fibrose cística é a doença genética recessiva mais comum nos EUA. Os efeitos dela são manifestados nos pulmões, pâncreas, glândulas sudoríferas, e no esperma masculino. Estes pacientes terão suor anormal (você diagnostica a doença com um teste de cloreto de suor), eles terão uma baixa secreção de enzima pancreatica, os homens serão estéreis porque o esperma não pode mover-se, e a maioria seriamente, secretarão muco nos pulmões que não podem ser limpos porque a motilidade da pestana que normalmente tira coisas não desejadas dos pulmões não trabalha. Isto acarretará freqüentes infeções e subsequente dano pulmonar. Eles terão hospitalizações freqüentes para severas infeções pulmonares, normalmente com pseudomonas, umas bactérias bem sórdidas. O que você viu com este paciente é a obstrução por espesso muco que causa angústia respiratória. E isso precisa ser regularmente sugado para fora. Doug perguntou para Mark com o que trataria este sujeito, e minha escolha pessoal seria Piperacillin com aminoglycoside como Tobramycin ou um quinolone como Ofloxacin. Você normalmente usa dois porque depois de tratamentos múltiplos durante os anos, o pseudomonas desenvolverão uma resistência. Eu suponho que depois que ele fizer 18anos, ele assinara uma ordem para não ressucitá-lo e morrerá na primeira oportunidade.

Benton mostrou os sintomas clássicos de apendicite. A dor começa no centro do abdômen e eventualmente move para baixo para o quadrante à direita. Ele teve febre, e se você fizesse um exame de sangue a contagem de glóbulos brancos seria elevada.

O caso do estafilococo resistente atualmente não é muito engraçado no espectro de doença infeccioso. Estafilococo aureus (junto com enterococos) tornaram-se as maiores preocupações em tratamento de infeções. A princípio, as bactérias poderiam matar com freqüência os pacientes. Então a penicilina apareceu e parecia uma droga milagrosa. Ela poderia interferir com a fabricação de uma nova parede celular, e assim a bactéria não poderia multiplicar-se, e o corpo poderia fazer os anticorpos para matar as bactérias restantes. Porém, a bactéria pôde desenvolver resistência de várias formas, e o combate recomeçou. Outros antibióticos foram descobertos e nós pensamos que tínhamos o poder sobre as bactérias. Então uma nova resistência desenvolveu-se. Até aqui, nós ainda temos antibióticos que tratarão a maioria das infeções bacterianas. Porém, há uma grupo de estafilococo, chamado "Methicillin Resistant Staph Aureus" ou MRSA que é muito resistente a todos os antibióticos exceto um, Vancomycin que é inacreditavelmente caro. Esta não é uma bactéria rara. Muitos hospitais e pessoas estão colonizadas com ela. Há uma cepa de Enterococcus que é até mesmo resistente ao Vancomycin, entretanto nesse momento é raro. Os hospitais têm regras muito rígidas de isolamento se estas infeções forem encontradas. Isso poderá tornar-se um problema muito sério nos próximos anos.


Retorna para a Página Principal Retornar a Páginal Principal do ER Retorna a Relação de Episódios da Terceira Temporada

Perguntas, Criticas e Sugestões? E-mail para Marcos Benites
Copyright © 1998 James Siy
Última Modificação em: maio 26, 2000